Nome do criador
Sexo do criador
Feminino
Localidade
Qualificação do criador
Palavras-chave
Biografia
Ione Helena Pereira Couto - COREM 0476-1
ionehp.couto@gmail.com
Bacharel em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1987), é Mestre e Doutora em Memória Social (2009) pela mesma instituição. É autora de artigos publicados em periódicos nacionais e estrangeiros sobre coleções etnográficas, exposições e acervo digital. Seus principais interesses de pesquisa concentram-se em estudos de coleções, patrimônio cultural, expografia e bases de dados.
Entre 2024 e 2025, integrou o projeto de elaboração, modelagem e implementação da base de dados do Museu Kuahí, localizado no município de Oiapoque/AP, por meio da plataforma Tainacan. O projeto, financiado pelo Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé), encontra-se disponível em: https://museukuahi.com.br. Em 2024, elaborou parecer técnico voltado para os povos indígenas, com foco na criação do futuro Museu Marítimo.
Em 2023, realizou o inventário da coleção etnográfica de Sandra Wellington, composta por 688 itens, promovendo sua indexação na plataforma Tainacan. Esse conjunto foi posteriormente doado ao atual Museu Nacional dos Povos Indígenas. No mesmo período (2023–2025), integrou a equipe do projeto de revitalização e adequação da Reserva Técnica do museu do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), atuando como museóloga nas atividades de revitalização do acervo museológico, incluindo inventário, modelagem e indexação de dados na plataforma Tainacan, além do acondicionamento e controle ambiental.
Atuou como consultora individual da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), desenvolvendo projeto de conservação e divulgação museológica de acervos indígenas.
De 2010 a 2020, foi Coordenadora de Patrimônio Cultural do Museu do Índio, responsável pela coordenação das áreas de museologia, arquivo e biblioteca, pelos projetos de exposição, pelas Reservas Técnicas e pelo processamento técnico do acervo museológico. De 2009 a 2020, coordenou os Projetos de Cultura do Programa de Documentação de Culturas e Línguas Indígenas (ProgDoc), desenvolvidos pelo Museu do Índio-Funai/UNESCO, promovendo oficinas com indígenas voltadas ao processamento técnico de acervos de cultura material.
Entre suas atividades no Museu do Índio (1987–2020), organizou e montou 86 exposições etnográficas, coordenou a documentação de 20.000 registros museológicos na base de dados institucional e gerenciou projetos de digitalização do acervo museológico e do fundo arquivístico do Serviço de Proteção aos Índios (SPI), composto por itens textuais e audiovisuais.
De 1993 a 2006, foi chefe do Serviço de Museologia do Museu do Índio. Em 1997, recebeu diploma de mérito no 2º Concurso Nacional de Experiências Inovadoras de Gestão na Administração Pública Federal, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e pelo Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado (MARE).