Nome do criador
Função
Sexo do criador
Masculino
Localidade
Qualificação do criador
Palavras-chave
Biografia
André Luiz Dadona Benedito
📧 andre.benedito@gmail.com
📄 Currículo Lattes
Biólogo com atuação especializada na organização e publicação de acervos digitais culturais e científicos. Em 2025, coordena a montagem e modelagem do acervo digital do artista Ziraldo, estruturando o banco de dados e orientando a organização do material iconográfico e documental para sua futura disponibilização pública no site do Instituto Ziraldo (institutoziraldo.art.br).
No mesmo ano, realiza a modelagem de dados para o projeto Necrossistema na pandemia de covid-19 no Brasil: acervo de evidências e mapa multimídia (necrossistema.com.br), uma iniciativa do Centro SoU_Ciência da Unifesp, em parceria com a AVICO Brasil, o CEPEDISA/USP e os grupos de mídia independentes Medo e Delírio em Brasília e Camarote da República. O projeto utiliza a plataforma Tainacan para organizar e disponibilizar evidências multimídia que impactaram a opinião pública brasileira durante a pandemia, nos campos da saúde pública e da ciência.
É diretor da empresa Dadona Acervos Digitais e Projetos, responsável por consultorias voltadas a acervos museológicos, científicos e etnobotânicos. Em 2024, coordenou a implantação da base de dados do Museu Histórico e Diplomático do Itamaraty, conduzindo o tratamento e a modelagem dos dados em ambiente WordPress+Tainacan.
Entre 2017 e 2022, integrou o Laboratório de Inteligência de Redes da UnB, atuando em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) na implantação do Tainacan em diversos museus federais, como o Museu das Missões, Museu da Inconfidência, Museu Casa da Princesa e Museu de Arqueologia de Itaipu. Também colaborou com universidades brasileiras (UFG, UFPA, UFPel, USP) e internacionais (Universidade de Liège e Gobierno de México), contribuindo com ações de curadoria, modelagem de metadados, interoperabilidade e cruzamento de bases de dados.
Participa de projetos de pesquisa voltados a repositórios digitais e patrimônio cultural, com destaque para o Plataforma Acervo (UFG/IBRAM) e o Tainacan Repositórios 2.0. É autor e coautor de publicações como Plantas dos Povos da Volta Grande do Xingu (2018) e Guia de Arborização Urbana de São Luís do Maranhão (2022), que integram conhecimentos botânicos e etnobotânicos com metodologias de documentação digital..