Título
Capacete
Número de registro
MK-2006/133
Nome do objeto
Descrição do objeto
Capacete constituído de um suporte rígido, confeccionado com cipó titica, segundo a técnica do trançado arqueado. Exibe junto a base armação dupla que prende diadema horizontal confeccionado com fieira de penas de arara azul intercaladas com penas de garça, sobrepostas a fieira de penas de mutum. Apresenta junto ao vértice diadema horizontal confeccionado com fieira de penas de arara intercaladas com penas de garça. O conjunto apresenta cobre-nuca de conformação trapezoidal confeccionado com talas de buriti e decorado com paisagem constituída de onça e palmeiras sobre ela, marca da cobra, kuahí, dãdelo e estrela d’álva, O cobre nuca possui na base rede de fios de algodão contendo pingentes plumários de penas de arara vermelha. Parte superior do cobre-nuca possui dois penachos alçados de penas de arara vermelha finalizados com pingente plumário em forma de roseta com pistilos constituídos de penas brancas recortadas em dandelo. O penacho alçado de penas de arara exibe, em sua extensão rede de fios de algodão decorada com rosetas de penas.
Palavras-chave
ADORNO PARA A CABEÇA | CAPACETE | CHAPÉU | CHAPÉU TRANÇADO | PENA | PLUMÁRIA | TURÉ
Nome do povo ID
Povo / Lingua - Nome étnico do objeto
Categoria
Subcategoria
Técnica de confecção
Amarração em nó rede de pesca | Emplumação em roseta | Fieira de penas sobre cordel base | Pintura | Trançado arqueado
Matéria-prima
ANIMAL > Cera de abelha | VEGETAL > Cipó-titica | SINTÉTICO > Corante industrializado | VEGETAL > Fio de buriti | SINTÉTICO > Fio de nylon | VEGETAL > Flecha | VEGETAL > Madeira não identificada | ANIMAL > Pena de arara-vermelha | ANIMAL > Pena de garça | ANIMAL > Pena de mutum
Função
Utilizado somente pelos homens durante a dança do Turé
Contexto etnográfico
"(...) Senhor João Clarindo (63 anos morador da aldeia Kumarumã), afirma que “antigamente os pajés eram muito” forte capaz de entrar vivo no profundo das águas e passarem semanas e meses, no outro mundo invisível, então eles foram participar de uma festa, onde viram que os homens dançavam de chapéu plumário, conhecido na língua patuá (plimaj) muito bonito. É por isso, que atualmente os Galibi- Marworno usam chapéu plumário no Ritual do Turé, feitos de diversas penas de aves, principalmente de arara vermelha e azul, tucano, papagaio, pato selvagem e garça branca, homenageando os seres sobrenaturais, chamados de sete estrelas que em patuá significa (Laposiê), dono de todos os tipos de animais, aves e peixes”. ( Entrevista: 31/05/2012- Aldeia Kumarumã)." NUNES, Fábio Forte. Arte plumária: o Plimaj ornamento usado no ritual do Turé, na Aldeia Kumarumã, no município do Oiapoque/AP. 2013.
Referência etnográfica
Número do Registro
iepe_2007_lbv_pibo_p_68
Número do Registro
iepe_2013_iepe_mk_amppio_buriti_miriti_p_41.jpg
Número do Registro
iepe_2013_iepe_mk_amppio_cipo_p_51.jpg
Informações complementares
12/05/11: este objeto está com suas penas bastante sujas e as cores um pouco danificadas.
06/05/24: está com as penas bastante sujas e as cores um pouco desbotada.
Objeto em construção / uso
Bibliografia
Localidade
GeoCoordenada
Rio
Rio - GeoNames ID
País
Brasil
Data de entrada
2006
Modo de aquisição
Compra
Doador
Não informado
Instituição responsável pela guarda
Museu Kuahi
Instituição detentora
Museu Kuahí
Disponibilidade de cessão do item
Restrito, sob consulta à instituição
Estado de conservação
Bom






